O programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) é uma iniciativa de extrema relevância para a obtenção de informações ambientais para a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais brasileiros. Além de ser um dos projetos prioneiros, criado em 1996, são escassos os programas de pesquisa financiados a longo prazo. O PELD proporciona a investigação de temas como composição, funcionamento e dinânmica de ecossistemas, e efeitos de mudançãs provocadas por pertubações naturais e/ou antrópicas, assim como o entendimento de processos ecológicos chave e padrões que moldam a biodiversidade do planeta e seus serviços ambientais (adaptação site PELD).
Projeto do laboratório inserido no PELD:
.
Cerrados do Planalto Central: Estrutura, dinâmica e processos ecológicos
O projeto aborda questões centrais para a conservação e manejo da biodiversidade e funcionamento de ecossistemas dividida em dois eixos em função dos ambientes considerados:
Ecossistemas Terrestres Ecossistemas Aquáticos (lóticos e lênticos)
Vertebrados (Aves e mamíferos) Invertebrados Terrestres e Aquáticos Microbiota Fúngica
Coordenadora: Mercedes Maria da Cunha Bustamante
Integrantes: Luciana de Mendonça Galvão, Rosana Tidon, Barbara Medeiros Fonseca, Ricardo H. Kruger, Ludmilla M. S. Aguiar, Ricardo B. Machado e Emerson Vieira