INCT – Mudanças Climáticas

main-menu-logoO Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) é uma abrangente rede de pesquisas interdisciplinares em mudanças climáticas e se embasa na cooperação de 90 grupos de pesquisa de 108 instituições e universidades brasileiras e 18 estrangeiras. Envolve mais de 400 pesquisadores, estudantes e técnicos, constituindo-se na maior rede de pesquisas ambientais já desenvolvida no Brasil.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia foram criados em 2008 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). São financiados pelo CNPq, pela Capes e, no caso daqueles sediados no Estado de São Paulo, pela Fapesp. Ao todo, são 122 INCTs em 17 estados brasileiros, cobrindo a maior parte das áreas da Ciência e Tecnologia.

O INCT para Mudanças Climáticas está sediado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), em São José dos Campos, SP, e opera estreitamente vinculado a outras redes de pesquisa em mudanças climáticas. Em primeiro lugar, está diretamente associado à Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também está associado a vários programas de pesquisa em mudanças climáticas, em particular ao Programa FAPESP Mudanças Climáticas (Texto adaptado do site INCT-MC).

Atuação do Laboratório:

Impactos nos ecossistemas brasileiros em vista de mudanças de uso de solo e biodiversidade.

 

Saiba mais sobre o INCT-Mudanças Climáticas

inct