Como se organizam e funcionam as comunidades biológicas? Como o funcionamento das comunidades é afetado por mudanças ambientais? Essas indagações estão no centro dos avanços sobre o entendimento dos fluxos de energia e de matéria na Terra, interligando assim componentes bióticos e abióticos dos sistemas ecológicos. A Ecologia de Ecossistemas é ramo da Ecologia que tem como objeto de estudos desde a microbiota presente em uma porção mínima de solo até o maior nível de organização ecológica terrestre, a biosfera. Entender como a energia flui a partir da conversão dos raios solares pelos organismos fotossintetizantes até a dinâmica de decomposição de sua matéria têm sido questões chave para a Ecologia de Ecossistemas.
Hoje, o desenvolvimento da Ecologia de Ecossistemas tem profundas implicações sociais e econômicas ao auxiliar no entendimento de como os ecossistemas naturais e manejados respondem a distúrbios e mudanças ambientais, sejam eles antrópicas ou não. Tal entendimento pode ajudar a construir sociedades mais resilientes e preparadas para um ambiente em transição com mudanças mais intensas e frequentes. Isso inclui conhecer e valorizar os benefícios oriundos da manutenção da integridade dos ecossistemas.
O Laboratório de Ecossistemas foi criado em 1994 fazendo parte do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB). O laboratório tem como linhas de pesquisa a ecologia de ecossistemas tropicais e suas respostas às mudanças ambientais em diferentes escalas. Os estudos incluem ecossistemas terrestres e aquáticos com foco no bioma Cerrado.