Membros Anteriores

Home / Quem Somos / Membros Anteriores

Alessandra Rodrigues Kozovits

Screen Shot 2017-01-30 at 19.32.24Alessandra R. Kozovits é formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília e doutora em Ecofisiologia de Plantas pela Technische Universitat Munchen – Alemanha. É professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista de produtividade nível 2. Desenvolve trabalhos nas áreas de Ecologia de Ecossistemas, Ecologia e Ecofisiologia Vegetal com ênfase nos seguintes temas: ecologia de ecossistemas sazonais, ciclagem de nutrientes, respostas de plantas ao aumento de CO2, O3 e N, e metais pesados, e emissao de gases traço do solo para a atmosfera. Foi coordenadora do programa de pós-graduação em Ecologia de Biomas Tropicais entre 2014 e 2015.

 

Lattes

 

Alexandre de Siqueira Pinto

Screen Shot 2017-01-30 at 20.19.32Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (2003). Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente com os seguintes temas: mudança no uso da terra, biogeoquímica, modelagem da dinâmica de carbono do solo, mudanças ambientais globais. Um dos autores do capítulo 5 (Grupo de Trabalho I – Bases Científicas das Mudanças Climáticas) do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, e autor colaborador do capítulo 11 (Agriculture, Forestry and Other Land Use – AFOLU) do Assessment Report 5 – Working Group III (Mitigation of Climate Change) do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC).

Lattes

 

Ana Paula Ferreira de Carvalho

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (1992), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Ecologia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, classificação espectral, hiperespectral, mistura espectral e aster.

Lattes

 

Arminda Moreira de Carvalho

Screen Shot 2017-01-30 at 20.17.13Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1986). Concluiu os cursos de mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo – ESALQ (1990) e de doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). É pesquisadora A da Embrapa Cerrados e co-orientadora no Curso de Pós-Graduação em Agronomia – UnB. É Editora Científica da Revista Horticultura Brasileira (0102-0536) e revisora de periódicos nacionais e internacionais. Possui trabalhos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, com 19 artigos publicados em Revistas Indexadas Nacional e Internacional, nos últimos cinco anos, nas seguintes linhas temáticas: decomposição de resíduos vegetais, sistema plantio direto e plantas de cobertura, matéria orgânica do solo, ciclagem de nutrientes e estoques de carbono e nitrogênio, emissões de gases de efeito estufa, mudanças climáticas e sistemas integrados de produção. É coordenadora do Projeto em Rede da Embrapa – Dinâmica de Gases de Efeito Estufa e Balanço de Carbono em Sistemas de Produção de Grãos no Cerrado. É líder do grupo de pesquisa – Dinâmica de Carbono e Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Intensificação Ecológica no Bioma Cerrado. Possui mais de 40 orientações, dentre IC, Ms, Dr. e supervisão de pós-doutorado, com teses já defendida sob sua orientação, com 1 defesa em 2016. Coordenadora de projetos com 7 bolsas Capes-Embrapa (Ms e Dr.) aprovadas em programa de pós-graduação em Agronomia-UnB.

Lattes

 

Catarina Rocha Garofalo Pinto

Screen Shot 2017-01-30 at 19.48.15possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1996) e mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é professora da Faciplac, no curso de Farmácia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente no tema Cerrado, e na área de Morfologia Vegetal, atuando em Farmacobotânica.

 

Lattes

 

Eddie Lenza de Oliveira

Screen Shot 2017-01-30 at 20.09.36Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas, orientador e coordenador do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Nova Xavantina. Tem experiência na área de ecologia vegetal, com ênfase em ecologia de comunidades vegetais do Cerrado e de áreas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: florística, fitossociologia, fitogeografia, conservação e fenologia.

Lattes

 

Eloisa Aparecida Belleza Ferreira

Possui graduação em Engenharia Agronômica – Uiversidade de Brasília – UnB/ Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (1999), Mestrado em Agronomia – UnB/ Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (2002) e Doutorado em Ecologia – UnB (2013). Atualmente é pesquisador – Embrapa Cerrados, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e conservação do solo e da água, matéria orgânica do solo e modelagem de ciclos biogeoquímicos de carbono e nitrogênio.

Lattes

Elisa Araújo Cunha Carvalho Alvim

Screen Shot 2017-01-30 at 17.55.16Pesquisadora Colaboradora

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Católica de Brasília e Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: invertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água; decomposição de detritos vegetais em ecossistemas aquáticos; ecossistemas lênticos e lóticos do Cerrado; biogeoquímica de lagoas naturais do Cerrado.

lattes Currículo Lattes

Êrika Barretto Fernandes Cruvinel

Screen Shot 2017-01-20 at 11.41.38Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Botânica pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Cerrado, impactos ambientais, biogeoquímica, agricultura familiar e estudos da relação pessoa-ambiente. Como educadora atua na Educação Popular, Educação Ambiental, Educação Profissional, Educação Biocêntrica, Educação Prisional e Educação Perinatal, e na orientação vocacional/profissional a partir da abordagem dialógica-vivencial.

Lattes

 

Everaldo de Carvalho Conceição Telles

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Engenharia Agronômica – Solos e Nutrição de Plantas – Gênese e Morfologia de Solos (ESALQ) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2002) – Ciências – Energia Nuclear na Agricultura, Pos-Doc em Ecologia e Geotecnologias (UnB) e Pós-Doc no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste – Comissão Nacional de Energia Nuclear (CRCN-CO-CNEN) nas áreas de Ecologia de Radioisótopos-Hidrogeologia. Foi Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Como docente ministrou aulas em cursos de graduação e pós-graduação nos temas de Pedologia, Agropedologia-Geologia, Ecologia, Sistema de Informações Geográficas, Química, Geoprocessamento e Estudo do Meio Biofísico na Interação Solo-Clima-Vegetação-Atmosfera, nos cursos de Engenharia Agronômica, Geografia e Educação do Campo na graduação e nas especializações de Educação Ambiental e Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e Educação do Campo (Saberes da Terra).Tem experiência na área de Solos e Ecologia, com ênfase em Ecologia Isotópica-Radioisotópica e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Levantamentos Radiométricos, Mudanças Climáticas Globais, Modelagem Ecológica, Estudo da Dinâmica do Carbono nos Solos, Hidrogeologia e Geoprocessamento. Atualmente trabalha com Planejamento e Educação Ambiental, Geoprocessamento, Licenciamento Ambiental e Hidrogeologia.

Lattes

 

 Fábio dos Santos Miranda

Screen Shot 2017-01-20 at 11.45.46Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília – UnB, Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e Mestrado em Ecologia pela UnB. Possui formação na área de Educação Ambiental pela Escola da Natureza – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando em projetos relacionados ao tema em escolas públicas. Também têm experiência na área de germinação e produção de mudas nativas do bioma Cerrado, bem como em projetos de recuperação de áreas degradadas.

Lattes

 

 Felipe Eduardo Brandão Lenti

Screen Shot 2017-01-20 at 11.44.16Biólogo (2011) e mestre em ecologia (2014) da Universidade de Brasília (UnB). Minha dissertação tratou das relações entre fatores ambientais físicos e a arquitetura, o funcionamento e a distribuição de indivíduos arbóreos em cerrado sentido restrito no Distrito Federal. Atualmente, contribuo para pesquisas sobre dinâmicas de uso da terra, desmatamento e emissões de gases de efeito estufa no Brasil, com foco no Cerrado. Recentemente, estudei os custos da restauração ecológica em escala nacional, considerando várias técnicas em todos os biomas brasileiros. Minhas experiências anteriores são trabalhando com metodologias para estimar as emissões evitadas de gases de efeito estufa e as remoções de dióxido de carbono associadas a projetos de base comunitária, também coletando, sistematizando, analisando e interpretando dados ambientais – tanto bióticos (flora ou fauna) quanto abióticos (solo, água e alívio) -, e comunicando o conhecimento científico. Os meus interesses atuais são: ecologia da paisagem, ecologia de ecossistemas, ecologia aplicada, mudanças climáticas e restauração ecológica.

Lattes

 

 Flávia Aparecida de Alcântara

Screen Shot 2017-01-30 at 20.05.23Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), com mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras, modalidade Sanduíche/Capes (Universidade de Wageningen, Holanda) (2002). É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (de 2004 a 2010 na Embrapa Hortaliças e de 2011 até hoje na Embrapa Arroz e Feijão). Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação orgânica, adubação verde, manejo do solo, agricultura familiar, pesquisa participativa e agricultura urbana e periurbana. Atualmente é coordenadora de P&D do Grupo de Pesquisa e Transferência em Agroecologia e gestora da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão.

Lattes

Francisco Diogo Rocha Sousa

diogoPesquisador Colaborador

Sou graduado em licenciatura no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Tenho experiência em zoologia, com ênfase em taxonomia e sistemática de cladóceros límnicos (Crustacea). Também tenho experiência em ecologia aquática, atuando em limnologia, ecologia de comunidades com ênfase no estudo de invertebrados do plâncton e de wetlands. Tenho interesse no estudo da ecologia, taxonomia e sistemática de grandes branquiópodos límnicos pertencentes aos táxons Laevicaudata, Spinicaudata e Cyclestherida (Crustacea), assim como em temas transversais a biodiversidade, como evolução e conservação. Além do meu interesse por crustáceos e pelo Cerrado, sou viciado em esportes e nas horas vagas, um apreciador de boas cervejas artesanais.

Projeto Envolvido: Diagnóstico Brasileiro Sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

2d3cc8_bc6eb211fbff40599f124138cb6c6751-mv2_d_2296_2296_s_2  fdiogo.rs@gmail.com

lattes  Currículo lattes

49500   Perfil Research Gate

Francisco Junior Simões Calaça

chicoMestrando

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás (Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, Anápolis). Desenvolve pesquisa com a diversidade taxonômica e ecológica de Fungos Coprófilos do Brasil Central, atuando principalmente com Ascomycota: Pezizales e Sordariales, além de interesse em Myxomycetes Fimícolas (padrões de distribuição e escolha de substratos). Atua também na área de Ilustração Científica (Botânica e Micológica, principalmente) e na Educação Básica, na área de Ensino de Ciências e Biologia. Tem experiência nas áreas de Micologia Básica, Fungos Coprófilos s.l. (Copromicologia), Macromicetos do Cerrado e Ensino de Ciências, principalmente em Ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio e Superior, no desenvolvimento de metodologias alternativas e materiais paradidáticos relacionados. Atualmente é aluno do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (Faculdade UnB de Planaltina, FUP/UnB). Na pós graduação, desenvolve pesquisa com a composição e estrutura de comunidades de fungos micorrízicos e saprofíticos de solos sob diferentes fitofisionomias de Cerrado.

2d3cc8_bc6eb211fbff40599f124138cb6c6751-mv2_d_2296_2296_s_2 calacafjs@gmail.com

lattes Currículo Lattes

49500 Perfil Research Gate

id_symbol_b-w_128x128 ORCID ID

Frederico Scherr Caldeira Takahashi

Bacharel em Ciências Biológicas (ênfase em Botânica) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestre em Ciências Biológicas (ênfase em Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005), doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (2010) e pós-doutorado (CAPES/PNPD) realizado junto ao departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (2010-2014). Tem experiência em Ecologia, Bioestatística e Botânica (ênfase em Ecofisiologia Vegetal). Desenvolveu atividades de pesquisa nos seguintes temas: utilização de luz por árvores de sub-bosque na Amazônia, interações da vegetação de cerrado com o ambiente físico, estresse luminoso, fatores limitantes para estabelecimento de espécies de mata de galeria em áreas savânicas, fotossíntese de espécies nativas, estratégias analíticas para dados ecológicos.

Lattes

 

Gabriela Bielefeld Nardoto

Screen Shot 2017-01-30 at 19.49.44Graduação em Ciências Biológicas (UnB 1997), mestrado em Ecologia (UnB 2000), doutorado em Ecologia Aplicada (USP 2005) e pós-doutorado pelo CENA/USP (2008). Bolsista PNPD/CAPES (PPG-Ecologia/UnB 2010). Cargo atual: Professor Adjunto III – Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília. Membro permanente do PPG-Ecologia/UnB e PPG-Ciências Ambientais/UnB. Experiência na área de Ecologia de Ecossistemas, atuando nos seguintes temas: funcionamento de florestas e savanas tropicais; uso de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio em estudos ambientais; e na área de Ecologia Aplicada, atuando na área de Ciências Forenses utilizando a metodologia isotópica.

Lattes

 

 Gabriela Teixeira Rodrigues Lira

Graduada em duas habilitações (Bacharel e Licenciatura) no curso de Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) em 2008 e 2009, e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2012. Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas e Ecologia do Fogo no Cerrado. Possuo experiência também em Microbiologia e Biologia Molecular. Atualmente, atuo na esfera governamental como analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente – MMA, na coordenação de projetos de cunho ambiental de extensão nacional, mas relacionados a assuntos internacionais. Lido diretamente com instituto de licenciamento e regulação, IBAMA, e com agências implementadoras dos projetos aprovados, como PNUD, da ONU, e GIZ (agência alemã).

Lattes

 

Gilberto do Banho Cosac

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2010). Tem experiência na área de Ecologia.

Lattes

 

Gustavo Luedemann

Coordenador de Desenvolvimento Sustentável da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2001) e está redigindo tese de doutorado em ecologia pela Technische Universität München (Munique, Alemanha).

Lattes

 

Joana Dias Bresolin

Screen Shot 2017-01-20 at 11.48.12Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003 – Bacharelado e Licenciatura) e Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2006) com ênfase em Ecologia Microbiana. Atualmente é Analista de Gestão de Laboratórios da Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), atuando nos temas: Microbiologia Ambiental e de Alimentos; Ensaios Antimicrobianos; Filmes para recobrimento de frutas; Cromatografia líquida, gasosa e acoplada à espectrometria de massas e Gestão de Resíduos Comuns e Perigosos.

Lattes

 

Joice Nunes Ferreira

Screen Shot 2017-01-20 at 11.43.26Sou Bióloga, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (Pará), com mestrado e doutorado na área de Ecologia, ênfase em Ecologia de Comunidades e Ecossistemas. Minha pesquisa foca na interface entre os usos da terra, práticas agrícolas e a provisão de serviços ambientais na região Amazônica, particularmente mudanças nos estoques de carbono, conservação da biodiversidade e dos solos. Tenho realizado pesquisas sob uma abordagem de sistemas socioecológicos. Atuo como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, ambos na Universidade Federal do Pará.

Lattes

 

Júlia Zanin Shimbo

FullSizeRenderPossui graduação em Ecologia e mestrado em Geociências pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado sanduíche na University of New Hampshire (UNH), nos EUA. Foi bolsista DTI-A/CNPq do projeto Realização do Inventário Nacional de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa pela Rede CLIMA e de pós-doutorado/CNPq no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), onde atualmente é pesquisadora. Tem experiência nas áreas de Zoneamento Geoambiental, Políticas Ambientais, Sensoriamento Remoto e Ecologia Aplicada, atuando principalmente em Mudanças de Uso da Terra, Ecologia de Ecossistemas e Florestas Tropicais.

 

Lattes

 

Julio Carlos Franca Resende

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é consultor legislativo – Camara Legislativa do Distrito Federal. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Ciclagem de Nutrientes.

Lattes

 

Laura Tillmann Viana

Possui graduação em Biologia pela Universidade de Brasília(1998) e mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília(2002). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:mineralização de nitrogênio, biomassa microbiana, comunidade microbiana, mudança no uso da terra, áreas nativas e pastagem.

Lattes

 Leonardo Dias Meireles

Screen Shot 2017-01-30 at 20.10.22possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta atlântica, floresta nebulares, campos de altitude, florística, fitossociologia, fitogeografia, ecologia de comunidades, modelagem de distribuição de espécies e mudanças climáticas quaternárias.

Lattes

 

Lívia Carvalho Bergamaschine

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasilia (2014), possui especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente (área de concentração Meio Ambiente) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Tem experiência na área de Desenvolvimento Sustentável, tendo trabalhando com Desenvolvimento Rural Sustentável e Zoneamento Ecológico-Econômico. Atualmente trabalha na Presidência da República com a análise de temas ambientais relevantes para o processo decisório em sua dimensão político-estratégica, com ênfase em Segurança, Governança, Conservação Ambiental e Mudanças Climáticas
lattes Cúrriculo Lattes

 

Lucas Evangelista Gonçalves

Screen Shot 2017-01-20 at 11.46.34Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2009) e mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2012), com enfoque em ecologia de ecossistemas e biogeoquímica do cerrado. Possui mais de 3 anos de experiência como docente, tendo trabalhado nos níveis fundamental, médio e superior. Atualmente é professor substituto no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás no campus de Formosa-GO nos cursos técnico integrado ao ensino médio de saneamento ambiental e biotecnologia e licenciatura em ciências biológicas.

Lattes

 

Lucilia Maria Parron

Screen Shot 2017-01-30 at 20.20.21Possui doutorado em Ecologia de Ecossistemas pela Universidade de Brasília (2004), mestrado em Ecologia de populações pela Universidade de Brasília (1992) e graduação em Ciências Biológicas (1986). É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na Unidade Embrapa Florestas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas e Biogeoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroquímica, ciclos biogeoquímicos, avaliação de indicadores ambientais e avaliação de indicadores de serviços ambientais.

 

Lattes

 

Lucíola Santos Lannes

Screen Shot 2017-01-30 at 20.22.58Lucíola Santos Lannes formou-se em Biociências na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) em 2002, onde também concluiu o mestrado em Biociências e Biotecnologia com ênfase em Ciências Ambientais em 2004. Durante a graduação e o mestrado, dedicou-se ao estudo limnológico e geoquímico de corpos d’água situados em área urbana sob intenso impacto devido à deposição de resíduos domésticos e avaliou o efeito da macrófita aquática Typha domingensis sobre a dinâmica do fósforo e do nitrogênio em alagados construídos. Entre 2003 e 2006 atuou como professora em cursos de graduação e pós-graduação em universidades públicas e privadas no estado do Rio de Janeiro. De 2008 a 2012 cursou doutorado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zürich). Sua tese teve como objetivo contribuir para o conhecimento acerca da influência do enriquecimento por nitrogênio, fósforo e outros nutrientes, assim como da estequiometria ecológica sobre a perda de espécies vegetais e a invasão de plantas exóticas em comunidades de plantas herbáceas do Cerrado brasileiro. Atualmente é professora assistente da Unesp em Ilha Solteira na área de Ecologia e Biodiversidade.

Lattes

 

Luísa G. Carvalheiro

luisa-carvalho

Possui doutorado em Ecologia – University of Bristol (2008). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Comunidades, Redes de Interações Ecológicas, Agro-ecologia, Serviços de Ecossistemas, Polinização, Herbivoria. Pós-doutorado na Universidade de Pretoria (África do Sul 2008-2010) , contrato como Research Fellow na Universidade de Leeds (Inglaterra, 2010-2014), Pesquisadora Colaboradora no Naturalis Biodiversity Center (Holanda, 2010-2014), Pesquisadora Colaboradora Plena através de uma bolsa de Atração Jovens Talentos nível A (Universidade de Brasília, 2015-2017). Desde 2018 assume o cargo de Professora Adjunta A no Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás (Brasil). O maior interesse da sua pesquisa é compreender como as alterações ambientais (e.g. climáticas, uso de terras, espécies invasoras) afetam o funcionamento dos ecossistemas, e os serviços prestados por estes (e.g. polinização de espécies agrícolas, controle de pragas); e entender como a complexa rede de interações ecológicas na qual as espécies estão envolvidas regula tais efeitos.

2d3cc8_bc6eb211fbff40599f124138cb6c6751-mv2_d_2296_2296_s_2  lgcarvalheiro@gmail.com & lgcarvalheiro@unb.br

lattes Currículo Lattes

provider_internetsvg Página Pessoal

 

Lurdineide de Araújo Barbosa Borges

Screen Shot 2017-01-30 at 20.13.44Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2007), Mestre em Agronomia pela Universidade de Brasília – UnB (2010), na área de concentração: Gestão de Solo e Água e Qualidade Ambiental. Doutora em agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2013), na área de concentração Solo e Água. Pós-doutorado no Laboratório de Ecossistemas da Universidade de Brasília – UnB, onde desenvolve trabalho na área de Modelagem de carbono e nitrogênio no solo, através do Modelo Century, em áreas de Cerrado cultivado com cana-de-açúcar. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Departament of Biogology, University Central Florida – UCF, Estados Unidos. A pesquisa está relacionada à modelagem da dinâmica do carbono no solo, em uma área de reflorestamento localizada na Disney Wilderness Preserve, Florida, EUA.

Lattes

 

Michelle Wong

AGU Photo

Pesquisadora Visitante

Sou aluna do quinto ano de doutorado no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Cornell. Eu me formei na Universidade da Califórnia, Berkeley com um bacharelado em biologia ambiental molecular e um bacharelado em sociologia. Trabalhei como técnica de pesquisa e campo na Universidade da Califórnia, Berkeley e como cientista ambiental na Agência de Proteção Ambiental da Califórnia. Atualmente estudo a fixação de nitrogênio na Fazenda Tanguro, no Mato Grosso, e estou trabalhando no laboratório da Dra. Bustamante para analisar as mudanças nas comunidades de fixadores de nitrogênio ao longo de um experimento de fertilização.

2d3cc8_bc6eb211fbff40599f124138cb6c6751-mv2_d_2296_2296_s_2  myw8@cornell.edu

Pablo Aguiar Saboya

Engenheiro Agrônomo (2011) e Mestre em Ecologia (2014) pela Universidade de Brasília. Durante o mestrado trabalhou em projeto de pesquisa sobre a diversidade funcional de atributos foliares em espécies arbóreas nativas do Cerrado. Durante a graduação teve como foco o entendimento da agroecologia, trabalhou em projetos de extensão rural e de pesquisa com sistemas de produção de base agroecológica. Experiência em botânica, trabalhando em projeto de pesquisa sobre a germinação e o crescimento inicial de espécies arbóreas nativas do Cerrado. Experiência em sistema de informação geográfica (SIG), trabalhando com o mapeamento do uso e cobertura do solo na região da Chapada dos Veadeiros utilizando imagens de satélite. 

Lattes

 

Pedro Luiz Simpson Júnior

Possui graduação em Economia pelo União Educacional de Brasília(1999) e mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília(2002). Atuando principalmente nos seguintes temas:Cerrado, adubação, lenhosas, fenologia, dendrometria e relações hidricas.

Lattes

Rafael Rodrigues Alves Dias

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2007). Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é servidor público federal, ocupando o cargo de Biólogo no Departamento de Botânica da Universidade de Brasília.

Lattes

 

Sabrina do Couto de Miranda

Screen Shot 2017-01-20 at 12.08.02Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise do estoque de carbono nas formações savânicas do Cerrado. Atualmente, também se dedica à pesquisa na área de formação de professores por meio do envolvimento com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES e vínculo com o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br). É professora associada no LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) onde desenvolve projetos de pesquisa e co-orienta alunos de doutorado.

Lattes

Samia Gomes

Screen Shot 2017-01-30 at 17.43.37

Mestre em Ecologia  e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) em 2014. Estagiária da Embrapa Cenargen (2010 – 2011). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pelo CNPq em 2011-2012. Bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Université de Rouen, na França (2012 – 2013), onde concluiu o Master 1 em Génétique,Immunologie et Cancer. Estagiária do laboratório INSERM U1096 na Université de Rouen em 2013. Estagiária do Laboratório Maristella Oliveira de Azevedo na UnB (2013 – 2014).Experiência nas áreas de biologia molecular, com ênfase em estudos de expressão gênica e miRNAs, imunologia e microbiologia. Atualmente trabalha no projeto Mejor uso de la gestión del conocimiento y resultados de investigación en proyectos de Ecosalud do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e é técnica do Laboratório de Ecossistemas da UnB, trabalhando no projeto Interações entre diversidade de lenhosas e microrganismos de solo e a ciclagem de nutrientes no Cerrado.

lattes Currículo Lattes

Simone Kuster Mitre

Screen Shot 2017-01-20 at 11.47.34Bacharel em Ciências Biológicas (UFOP-MG), Mestre em Ecologia (UnB-DF) e Doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG-MG). Atualmente é pós-doutoranda do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável, na área de “Recuperação Ambiental”. Possui experiência em Ecologia de Ecossistemas com ênfase em Ciclagem de Nutrientes, Ecologia de Ambientes Ripários e Áreas Degradadas. 

 

Lattes

 

 Viviane Teixeira de Miranda

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade da Terra de Brasília (2004) e mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade do Ar, das Águas e do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança do uso da terra, cerrado, qualidade da água e bacias hidrográficas. Bolsista DTI 2 CNPq (2010).

Lattes

 

Tamiel Khan Baiocchi Jacobson

Engenheiro agrônomo (Universidade Federal de Goiás – 2000), mestre em Produção Vegetal (Universidade Federal de Goiás – 2003) e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia vegetal, ecologia de agroecossistemas, relação solo-planta e nutrição mineral de espécies lenhosas nativas do Cerrado, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerrado, biogeoquímica, ecologia vegetal, relação solo-planta, nutrição mineral e ecologia de polifenóis. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade de Brasília (Campus UnB Planaltina), professor do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (UnB Planaltina) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lattes