Mudanças Globais

Home / Onde Atuamos / Mudanças Globais

Maria Regina Sartori_Fotor

O laboratório de ecossistemas busca estudar os efeitos das mudanças ambientais no Cerrado e no Brasil, tendo parcerias com instituições nacionais e internacionais.

O Cerrado brasileiro é a mais importante região para a produção agropecuária brasileira e a expansão do agronegócio resultou em um desmatamento acentuado do bioma nos últimos 50 anos. As mudanças de uso do solo contribuem significativamente para as emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Adicionalmente, o papel da vegetação do Cerrado como sumidouro e estoque de carbono é fortemente influenciado pela sazonalidade climática. Alterações no regime de precipitação com redução da disponibilidade hídrica podem determinar menor remoção de carbono pela vegetação remanescente.

As alterações em larga-escala da cobertura vegetal nativa no Cerrado estão associadas também a mudanças na conservação de recursos hídricos que abastecem diferentes regiões bem como a eventos de inundação decorrentes da associação de chuvas mais intensas com menor capacidade de retenção de água. Além do desmatamento a utilização de insumos agrícolas pode resultar em aumento da disponibilidade de nutrientes para sistemas adaptados a baixas concentrações de nutrientes.

Saiba mais sobre os Projetos em Andamento