Susan Trumbore abre semestre na pós-graduação do IB

Home / Notícias / Susan Trumbore abre semestre na pós-graduação do IB

O Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília recebeu, nesta segunda-feira (18), a pesquisadora alemã Susan Trumbore, palestrante na abertura do semestre letivo da pós-graduação do IB. Reconhecida por sua atuação internacional, com protagonismo em pesquisas na Amazônia, a convidada dialogou com estudantes e docentes sobre colaboração científica internacional e interdisciplinar.

“A proposta foi falar sobre Big Science como uma estratégia para abordar questões de grande escala e complexidade, como são as questões ambientais”, disse Susan Trumbore, que compartilhou com o público sua experiência de três décadas de estudo sobre interações biosfera-atmosfera na Amazônia.

Trumbore é diretora do Instituto Max Planck de Biogeoquímica em Jena, na Alemanha, e docente da Universidade da Califórnia, em Irvine, Estados Unidos. Sua pesquisa se concentra no estudo de solos e plantas para entender como a atividade humana altera as trocas naturais de carbono da Terra entre o oceano, a terra e a atmosfera. Ela é professora visitante da UnB pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

As pesquisas realizadas por Trumbore exemplificam a natureza da Big Science: estudos de grande complexidade, que envolvem diversos pesquisadores e insumos, e precisam de aporte governamental ou de agências de fomento. “É preciso uma investigação multidisciplinar para ter sucesso nesse tipo de pesquisa, porque envolve atmosfera, biosfera, água, nutrientes. Tudo está interligado, sendo necessário abordar diferentes ângulos para ter uma visão completa da problemática”, detalhou.

Leia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *